Rompendo as barreiras do conhecimento.
Rompendo as barreiras do conhecimento.
Qualquer organização que se preze precisa ter uma equipe capacitada para o trabalho de negociar, seja com clientes, seja com fornecedores. O processo de negociação, que é desenvolvido em diversas fases, é uma parte estratégica para gerar receitas e diminuir custos de toda empresa, seja ela pequena ou grande.
Entender como as negociações são feitas e como gerar bons resultados para ambos os lados é passo fundamental para que seu negócio tenha resultados satisfatórios na parte de vendas.
Neste artigo vamos entender melhor o processo de negociação, desde o seu entendimento até a apresentação de suas fases, que pode variar na quantidade, mas que precisa ter a mesma finalidade, que é gerar bons negócios para a empresa. Iremos conhecer também maneiras de usar o processo de negociação para gerar mais vendas em seu negócio.
A negociação é um processo que envolve uma série de ações, como ofertas, contra ofertas e concessões, que podem ser de ambas as partes, e principalmente, envolve a capacidade de convencimento e de argumentação, para ao final existir um acordo que seja se possível benéfico para ambos os lados.
Conhecer a função que uma negociação exerce no trabalho de vendas, e entender as fases que o processo possui, é essencial para que seu negócio gere receitas com boas negociações que levem você a economizar verbas, e aumentar as vendas e os lucros.
Para existir uma negociação há algumas características que devem ser observadas:
Não há negociação com uma pessoa somente. Ou seja, é preciso que haja ao menos duas partes presentes em qualquer negociação.
O processo de negociação existe porque as duas partes possuem interesses distintos. Ambas têm objetivos que desejam alcançar e o processo de negociação vai buscar contemplar ambos os lados.
Cada um dos lados espera, numa negociação, atingir seu objetivo, que é pré-determinado.
Os dois lados acreditam que o resultado final de uma negociação será satisfatório, e para que isso aconteça é preciso que haja um acordo.
Para que um acordo satisfatório aconteça, é natural que uma das partes, ou ambas as partes, realize concessões, ou seja, modifique de algum grau a sua posição inicial.
Quando os objetivos são incompatíveis há uma maior dificuldade para que os dois lados entrem em acordo em uma negociação. Em casos onde não se pode contemplar todas as partes, a negociação vai acabar privilegiando quem souber utilizar melhor as técnicas de negociação.
Vamos agora entender como acontece uma negociação a partir de suas fases, que podem variar, mas que em linhas gerais são estas:
Esta etapa começa muito antes de iniciar uma negociação. Chamamos esta fase de preparação, pois é preciso que haja todo um trabalho anterior. Neste momento as duas partes vão se munir de informações, dados, e planejar seus objetivos e suas estratégias.
O negociador precisa se preparar para encontrar todos os cenários possíveis e precisa entender que há limites que ele não pode cruzar e que há objetivos que ele precisa conquistar. Se o objetivo for finalizar uma venda, então a negociação será toda pautada na ideia de ambos os lados entrarem em um acordo que permita que a empresa finalize esta venda.
Uma boa preparação do negociador, vendedor ou representante da empresa, tende a gerar uma relação maior de confiança do outro lado, além de transmitir credibilidade, que é algo essencial em um processo de negociação.
Um negociador bem preparado tende também a antecipar desejos da outra parte, e assim ele pode ter iniciativas eficientes que possam gerar o acordo e a finalização de um processo de vendas, por exemplo.
Por fim, uma boa preparação antes da negociação demanda um conhecimento mais aprofundado sobre a outra parte. No caso de uma negociação de vendas, é fundamental que o negociador conheça sobre uma pesquisa mercadológica, o perfil de seu cliente e entenda todos os seus desejos, problemas e necessidades.
Vimos aqui que na fase de preparação é importante que o negociador procure informações e outros dados da outra parte. É óbvio que esse levantamento de informações deve ser feito a partir de um trabalho de investigação, para checar a veracidade das informações.
O trabalho de investigação demanda também ouvir a outra parte. Em uma negociação de vendas, por exemplo, é preciso entender qual a solução que aquele cliente necessita para se dar por satisfeito e finalizar uma compra.
Essa parte, que trabalha com elementos da psicologia, funciona para compreender as origens, comportamentos, experiências e vivências, e entender qual o lugar que ele se encontra na negociação. Esse é o momento de buscar semelhanças entre os dois, buscar os pontos em comum, para potencializar dentro de uma negociação.
A negociação é a arte de encontrar as semelhanças dentro de um mar de diferenças.
Você já se preparou para o processo de negociação, fez toda a investigação sobre a outra parte envolvida, conhece as suas demandas e objetivos e imagina o que a outra parte deseja ao fim da negociação. Então chegou a hora de começar a sinalizar as suas ideias para o interlocutor.
Esse é o momento de começar a conversa de forma sutil, sem afirmações contundentes e com muita vontade de ouvir e dialogar. Questione sobre questões como: prazo de entrega, por exemplo, parcelamento do valor final.
Se determinado prazo é justo no processo. Dependendo da resposta já crie um esboço de proposta. Nesse momento a empresa que possui um sistema de gestão de cliente tem muita vantagem no processo de negociação e sai na frente para chegar a acordos satisfatórios.
Esclarecer todas as dúvidas e demandas da outra parte... é para isso que serve esta fase do processo de negociação. Nesse momento é preciso estar preparado para responder todas as objeções apresentadas.
Nesse momento a empresa precisa ter respostas para todos os questionamentos da outra parte, seja um fornecedor, um cliente, seja outra situação qualquer.
É o momento de trabalhar todo o caminho para se chegar ao acordo desejado pela empresa e que contemple também a outra parte.
Neste momento, a negociação parte para o seu desfecho, já que é neste momento que você, enquanto negociador, vai trabalhar de fato numa resolução para a negociação.
Essa é a chamada fase da barganha, que envolve o trabalho de aproximar de vez o seu objetivo com o objetivo da outra parte.
A estratégia mais eficiente é a do convencimento de que a sua solução é a mais adequada e irá resolver um problema do cliente. Nesse momento, é preciso argumentar de forma muito convincente que o cliente, ou a outra parte, terá benefícios com a solução apresentada por você.
Neste momento as partes precisam abrir concessões, se possível, readequar as propostas, e convencer de vez que um acordo é o desejado naquele momento.
Com a outra parte abrindo concessão, é também justo que você consiga flexibilizar sua proposta e se adequar às necessidades da outra parte envolvida, gerando maiores chances de benefícios mútuos.
O processo de negociação tem como grande objetivo o acordo, que precisa surgir depois de ter passado por todas estas fases que mencionamos e de ser resultado direto de um processo bem feito em todas as suas fases anteriores.
O acordo é resultado de uma série de fatores como variáveis ajustadas e concessões cedidas por ambos os lados.
É preciso retornar ao processo e analisar as anotações e observações feitas nas etapas anteriores, para então apresentar todos os pontos do interlocutor de forma bem resumida.
O acordo foi feito, mas o processo não acabou. É muito importante que haja um acompanhamento inicial, buscando confirmar a ideia de que a sua solução apresentada na negociação é de fato a mais apropriada para aquele cliente.
Essa fase nós podemos chamar dentro do processo de vendas de pós-venda, que é o momento de fidelizar clientes, aumentar as vendas e gerar novos acordos a partir de novas negociações geradas.
Podemos usar o processo de negociação para aperfeiçoar e melhorar o setor de vendas de uma empresa:
Uma maneira de otimizar as vendas em um processo de negociação é ter bem planejado todo o processo de vendas, desde o início até os elementos principais. É preciso saber quais as metas, os valores que podem ser comercializados, as concessões que podem ser feitas, seja em prazo de entrega, seja em parcelamento. A metodologia Canvas, por exemplo, é uma excelente ferramenta para um planejamento de negócio, utilizado por várias empresas ao redor do mundo.
Um bom planejamento organizacional auxilia sobremaneira o processo de negociação de qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas.
No processo de negociação, uma coisa é muito clara: os clientes não são iguais. Eles possuem diferenças, peculiaridades, e é preciso que a empresa conheça e entenda cada um dos clientes que estarão no processo de negociação para gerar uma abordagem específica e direcionada para aquela parte.
Ter esse cuidado ao trabalhar diversos tipos de abordagens numa negociação é essencial para gerar bons resultados.
Nem sempre uma venda finalizada é um processo bem sucedido. A empresa precisa entender que numa negociação envolvendo empresa e cliente, a venda é um objetivo importante, mas não é o único.
É preciso que a empresa consiga fidelizar e principalmente, satisfazer as necessidades daquele cliente. Se um cliente finaliza uma compra sem de fato querer a possibilidade dele ter um sentimento negativo com a empresa é muito grande e isso acaba gerando resultados negativos no futuro.
O processo de negociação se apresenta como parte essencial para uma empresa, e investir nesse setor é investir no projeto que gera aumento de vendas, de lucros e de satisfação.
Uma empresa que tem capacidade para implementar processos de negociação eficientes tem muito mais chances de crescer em um mercado cada vez mais competitivo.
E você, já participou de algum processo de negociação?
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