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Estratégias de marketing digital: Ações digitais que faturaram milhões

Planejamentos e definições de estratégias de marketing digital é uma ação muito comum nos negócios atualmente, principalmente quando o assunto está relacionado a segmentação e conhecimento de público-alvo e retorno sobre o investimento de campanhas de comunicação na internet.


Pequenas, médias e grandes empresas investem diariamente em ações digitais que visam aumentar ou potencializar seus resultados, sejam eles em percepção de marca, posicionamento de mercado ou até mesmo no aumento de vendas.


O fato é que, com a internet, qualquer empresa, de qualquer segmento e porte, pode gerar resultados significativos se trabalhado corretamente e com as estratégias certas.


Para ter bons resultados em campanhas digitais, é preciso saber investir em ações de marketing. E é sobre este assunto que iremos abordar neste artigo.

Os benefícios das Estratégias de Marketing Digital

Antes de começarmos a falar sobre as estratégias de marketing digital, é preciso conhecer sobre a importância do bom posicionamento de uma empresa no mundo online. 


Grande parte dos consumidores, procuram seus produtos e soluções na internet, e apenas as empresas que se adaptaram a essa nova realidade, tem chamado atenção deste público em potencial.


Por isso a importância do investimento em estratégias de marketing digital. Para que sua empresa se destaque no meio dos demais e conquiste esses consumidores, é preciso utilizar os mecanismos adequados.


Para atrair potenciais clientes e consequentemente aumentar suas vendas, se esse for seu objetivo, é preciso entender que o marketing tradicional como veiculação de anúncios por meio de rádios, jornais e Programas TVs não são mais as melhores soluções. Além disso, o investimento para esses anúncios é alto, sem segmentação de público e difícil mensuração.


Uma das vantagens de investir nas estratégias de marketing digital é que o valor investido pode ser menor e totalmente controlável, divulgando uma comunicação mais assertiva e segmentada. As estratégias de marketing digital mais utilizadas no mercado e que geram resultados significativos para todo porte empresarial, são:


  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Redes Sociais;
  • SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de site para mecanismos de busca);
  • Mídia paga.

Entre outras estratégias que irão possibilitar o aumento de suas vendas no mundo online.

E se você quer se aprofundar ainda mais nessas técnicas, continue lendo, pois a seguir iremos trazer mais detalhes sobre cada uma.


Marketing de conteúdo

Esta estratégia tem como objetivo gerar um conteúdo de valor para seu público alvo, construindo um relacionamento de confiança entre sua empresa e o potencial cliente, ganhando credibilidade e se tornando referencial perante o mercado.


O propósito do marketing de conteúdo é produzir um material de qualidade que resolverá as dores das pessoas, despertando o interesse pela sua marca, ajudando ela a avançar no funil de vendas.


Com esta estratégia é possível criar uma base de e-mails, e por meio dela manter uma comunicação mais próxima e personalizada com seu potencial cliente, assim quando esse público precisar do produto que você vende, sua marca será lembrada.


O melhor de tudo é que o marketing de conteúdo permite que sua empresa tenha um leque de opções para trabalhar. Outros formatos como blog, ebooks e vídeos, são excelentes ferramentas para criar algo de valor que atraiam seus potencial cliente, aumentando sua audiência e assim gerando bons leads para seu negócio, além disso, com esses formatos de mídia é possível criar narrativas e fortalecimento de marca por meio do storytelling.


Inbound Marketing

Inbound Marketing tem como objetivo atrair, converter e vender, ou seja, ela é responsável por levar as pessoas até o seu site de vendas por meio de estratégias combinadas.


Estas estratégias de marketing digital são realizadas por meio de e-mail marketing, publicações em redes sociais, trabalhos de SEO, blog entre outros, que tem como objetivo fazer seu potencial cliente descobrir seu negócio e manter relacionamento com você. 


Depois disso, sua empresa é responsável por nutrir o potencial cliente com informações de valor, contribuindo que o mesmo evolua no funil de vendas até a compra. 


Podemos dizer que o Inbound Marketing é uma estratégia eficiente para atrair as pessoas para seu negócio, gerando mais confiança pelo conteúdo de qualidade do que com anúncio pago.


Redes Sociais

Esta ferramenta se tornou uma obrigatoriedade para todas as empresas, independente do segmento.


Mas vale destacar que antes de definir uma rede social é importante analisar detalhadamente seu público-alvo. Muitas empresas erram em achar que uma boa estratégia de marketing digital é estar em todos os tipos de redes sociais ao mesmo tempo.


Nesse caso, é melhor a qualidade do que quantidade, caso escolha estar em uma rede social, seja frequente, ativo e relevante para o público que seguir sua empresa. 


Vale ressaltar que as redes sociais são os melhores canais de relacionamentos para uma empresa, e investir em conteúdos que geram valor para os consumidores é fundamental para o engajamento e humanização da sua marca.


Analise qual será a rede social que sua empresa irá investir, o ideal é focar nas mídias sociais  mais utilizadas pelo seu público-alvo. 


Dedique tempo para produzir conteúdos de qualidade e com frequência, saiba que este processo poderá levar algum tempo para ser feito, pois exige muita pesquisa de pautas, produção de imagens, escrita e possíveis edições.


SEO - Otimização de sites para os mecanismos de busca

Esta estratégia vai contribuir para que seu negócio cresça ainda mais. O SEO é responsável por fazer com que seu site fique bem posicionado no Google, o maior buscador mais usado no mundo.


Possui um site bem posicionado no Google, é fundamental para que você atraia pessoas que podem se interessar pelo seu produto sem precisar investir muito dinheiro, afinal, o SEO ajuda a reduzir muito os investimentos de publicidade e o custo de aquisição de clientes. 


Esta estratégia é baseada em 3 pilares:


  1. Conteúdo: produção de temas em textos no blog que tenham demanda.
  2. Tecnologia: qualidade referente a parte técnica do seu site, velocidade de carregamento e UX/UI;
  3. Relevância: conquistando a autoridade do seu site na internet, por meio de links externos e menções do seu negócio por outras pessoas.

É importante você ter em mente que as estratégias de SEO podem levar tempo para dar os resultados que espera, pois tudo dependerá do algoritmo dos buscadores e concorrência..


Lembrando que o SEO não exclui a importância de investir em mídia paga, visto que os resultados das otimizações podem levar de 6 meses a 1 ano. 


Mídia paga

A mídia paga é um excelente recurso para que seu negócio obtenha resultados rápidos através de anúncios exibidos em redes sociais, Youtube ou Google.


Você pode realizar os investimento em mídias pagas, por meio de:


  • Banners em portais de conteúdo;
  • Links patrocinados no Google ADS;
  • Anúncios no META ADS (Facebook ADS).

Como criar uma Estratégia de Marketing Digital

Criar boas estratégias de marketing digital necessita de uma série de fatores responsáveis pelo desenvolvimento de ações eficientes. É fundamental sua empresa buscar o que mais se encaixa na realidade de seu negócio.


Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse estágio. Confira a seguir:


Tenha objetivos

Antes de tudo é preciso ter em mente quais serão os objetivos do projeto. Faça algumas perguntas que servirão como um esboço para o desenvolvimento do seu negócio, como:


  • O que você considera como resultado realizando esta estratégia;
  • Qual a realidade da sua empresa hoje? Ela possui maturidade digital?;
  • Em quanto tempo você espera alcançar seus objetivos?

Análise, pense em algo prático que possa ser mudado ao longo do projeto e defina prazos. Vale ressaltar que seu objetivo precisa ser algo possível de ser alcançado. 


Faça um planejamento

Depois que você já identificou qual será seu objetivo, é essencial fazer um planejamento que contribuirá na sua jornada. Faça as seguintes perguntas:


  • Quanto estou disposto a investir em cada ação de Marketing digital?
  • Conheço pessoas capacitadas que podem me ajudar?
  • Quais estratégias tenho condição de realizar com excelência?
  • Quais estratégias preciso desenvolver mas não tenho conhecimento?

É interessante você fazer um estudo de mercado nesta etapa, analisar seus correntes, verificar quais pontos estão dando certo para eles. Quando você consegue ter esses insights fica mais fácil encontrar um caminho melhor para sua empresa seguir.

 

E por último não menos importantes:


Mensure seus resultados.

Acompanhar cada ação e mensurar os resultados é fundamental para corrigir rotas, aumentar ou diminuir investimentos no momento certo. 


Dentro das estratégias de marketing digital, principalmente na área de vendas, este passo é importante para analisar quais pontos precisam ser melhorados.


Veja quais são os KPIs do seu negócio e analise as métricas que precisam ser acompanhadas diariamente.


Conclusão

Conhecer as estratégias de marketing digital é fundamental para seu negócio crescer, quando você tem em mente quais técnicas se encaixam melhor com seus objetivos, consequentemente terá resultados positivos.


Estude cada uma das estratégias e comece a colocar em prática, vale ressaltar que dependendo da sua escolha, podem levar algum tempo para aparecer os resultados, mas não desanime, basta seguir passo a passo sobre tudo o que aprendeu e ir analisando os melhores métodos para seu negócio.


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Possuir estratégias de marketing digital bem definidas e mapeadas é fundamental para que sua empresa se destaque das correntes no ambiente digital.

Estratégias de Marketing Digital

27/11/2022

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