Rompendo as barreiras do conhecimento.
Rompendo as barreiras do conhecimento.
Neste artigo iremos falar sobre as características de um excelente profissional e como essa qualidade o diferencia no mercado.
As empresas vêm oferecendo grandes oportunidades de emprego para aqueles profissionais altamente qualificados que geram valor para o negócio. E neste contexto, não basta apenas se destacar entre os concorrentes, mas sim estar buscando habilidades interpessoais para conquistar o posicionamento profissional.
Pensando nisso, separamos as principais características de um bom profissional para ajudar em seu desenvolvimento profissional e se tornar uma referência no mercado.
Não esqueça de ir anotando todas as dicas para colocar em prática depois!
Um profissional confiante sabe seus valores e principalmente o seu potencial. Reconhece suas limitações mas se permite correr riscos, e por isso é reconhecido dentro da empresa, pois acredita em sua competência, motivando toda a equipe.
Esta qualidade é muito valorizada dentro de uma organização, ainda mais para posições de liderança, pois um bom líder é aquele que passa credibilidade para sua equipe, e sem ela a liderança é fragilizada gerando conflitos na gestão.
Para ser um profissional autoconfiante é preciso muito estudo e disciplina, pois a sabedoria adquirida com estes dois fatores permite o entendimento e domínio sobre um determinado assunto.
A autoconfiança destaca o profissional na empresa, este fator transmite mais segurança às suas ideias, planejamento, ações e prática dentro do mundo empresarial.
Proatividade é um termo que surgiu da psicologia, que ganhou destaque no mundo corporativo, ele é considerado uma das habilidades mais vantajosas na vida de um profissional.
A proatividade é uma das habilidades que um excelente profissional possui, ele sabe identificar algo que precisa ser mudado dentro da empresa sem que seja demandado, esta visão analítica é essencial para que o negócio cresça.
Um profissional proativo tem a capacidade de executar da melhor maneira, estratégias e possíveis melhorias dentro de uma organização. O perfil de um profissional proativo é baseado na execução de tarefas que precisam ser realizadas em determinados prazos ou para resolver problemas que outras pessoas evitam.
Podemos dizer que a iniciativa é um ponto forte para a proatividade, mas vale ressaltar que nem sempre ter iniciativa é ter conhecimento sobre algo. Por isso, é necessário capacitação e estudo, para gerar resultado com a proatividade.
Lembre-se: para ser produtivo é preciso ser muito proativo.
Esta característica também é um conceito psicológico que vem sendo integrado dentro do mundo empresarial.
Um profissional que domina esta ferramenta consegue reconhecer e avaliar suas próprias emoções e sentimentos principalmente das pessoas ao seu redor, com a capacidade de lidar da melhor forma possível.
Ela é considerada uma das principais características de um bom profissional pois permite ser produtivo mesmo sob pressão no trabalho, evitando o estresse e a ansiedade. Afinal, um profissional que domina a inteligência emocional tem a competência de lidar com estes sentimentos negativos.
Esta qualidade faz o profissional construir um ambiente de trabalho mais produtivo, equilibrado e eficiente. Como você lida com os conflitos da sua carreira? Recomendamos a leitura de um livro chamado “Inteligência Emocional - A Teoria Revolucionária que Define o Que é ser Inteligente”.
Esta qualidade é um dos primeiros passos para o destaque profissional, pois ser comprometido garante maior desempenho nas atividades.
As organizações valorizam os colaboradores que vestem a camisa da empresa e se entregam para o negócio, ser comprometido mostra dedicação e principalmente orgulho de pertencer a equipe.
Então coloque em prática esta qualidade, pois vai ajudar você a alcançar seus objetivos.
E aí, está gostando das dicas? Continue lendo que ainda tem muito mais!
Um profissional organizado é mais produtivo e entrega mais qualidade ao seu trabalho.
Ser organizado é uma qualidade de um bom profissional de alta performance. Em um mercado cada vez mais competitivo possuir essa característica é indispensável, pois profissionais que possuem controle de suas atividades cumprem prazos e metas contribuindo para os resultados da empresa.
Um colaborador desorganizado pode afetar a rotina de um setor, prejudicando na entrega final do trabalho, influenciando nas metas, tempo, dinheiro, motivação e etc.
Mas se você está se perguntando como se tornar um profissional organizado, fique ligado nestas dicas:
Ser flexível também é uma das principais qualidades de um bom profissional, pois ele sempre está aberto a novas experiências, atualizações e tudo que agrega conhecimento para sua vida profissional.
Um profissional flexível sempre está em busca de capacitações que geram valor para sua carreira e que o destaquem dentro da organização.
Outro ponto importante é que ser flexível é também se adaptar com as mudanças, principalmente se elas forem prejudiciais à sua produtividade e desempenho.
Esta característica permite que o profissional tenha a capacidade de analisar e aplicar informações encontradas por meio de observações, experiências e comunicação em seu dia a dia.
Pensamento crítico pode gerar soluções inovadoras para a empresa, afinal não é à toa que os profissionais que possuem esta habilidade são valorizados.
A capacidade desses profissionais de pensar fora da caixa é surpreendente, conseguindo trazer sugestões criativas para o ambiente de trabalho, contribuindo para o crescimento da empresa. Podemos dizer que esta qualidade traz muitos benefícios na carreira do profissional.
Para você desenvolver o pensamento crítico é preciso:
A comunicação é a chave para o sucesso profissional, pois auxilia na conquista de novos clientes, relacionamento com os colegas de trabalho e principalmente no diálogo com os superiores, permitindo mais confiança para apresentação de novas ideias e decisões que influenciam em sua função.
Um excelente profissional é aquele que sabe se comunicar e com isso gera mais autoconfiança, como citamos anteriormente. Essa habilidade é desenvolvida aos poucos e com muito treino.
Por isso, não se preocupe se ainda não tem domínio desta habilidade!!
Para desenvolver a boa comunicação é preciso de muita leitura (e uma boa interpretação de texto), isso contribuirá no aumento do seu vocabulário. A realização de cursos também é fundamental nesta etapa, buscar conhecimentos vai permitir que você possa praticar sem medo de errar, afinal, é errando que se aprende e constrói um perfil campeão.
Uma das características de um bom profissional é o hábito de buscar frequentemente o desenvolvimento pessoal, possibilitando seu crescimento e valorização dentro da organização.
Desenvolvimento pessoal vai além de estudos técnicos sobre determinados assuntos da sua profissão, esse desenvolvimento está ligado a você como ser humano.
É preciso buscar ajuda que contribui para que feridas emocionais sejam curadas, tratando medos e entendendo limitações. O desenvolvimento pessoal está relacionado ao autoconhecimento, para que assim você consiga evoluir em outras áreas da sua vida.
E para ajudar ainda mais neste processo, separamos algumas dicas fundamentais para completar seu desenvolvimento pessoal e profissional:
Agora você já conhece as principais características de um bom profissional e como fazer para se destacar no mercado. Lembre que para alcançar o sucesso da sua carreira é preciso muita dedicação, estudos e qualificações, pois um excelente profissional não nasce de um dia para o outro.
Não tenha medo de sair de sua zona de conforto, persista em seus objetivos, pois colherá os frutos muito em breve. Comece agora a colocar em prática todas as dicas, pois seu sucesso só depende de você!!
Acesse nosso blog para mais conteúdo relevante como este!