Rompendo as barreiras do conhecimento.
Rompendo as barreiras do conhecimento.
Se a falta de criatividade é uma barreira que impede você de ser promovido ou propor soluções inovadoras para problemas complexos de serem resolvidos em sua profissão, nós podemos ajudar!
No artigo de hoje, vamos apresentar um guia completo sobre criatividade no trabalho, de maneira que você consiga aplicar e conseguir alcançar suas metas profissionais.
Então, vamos logo ao assunto? Confira todos os detalhes abaixo!
Pessoas criativas possuem a capacidade de ver soluções onde a maioria das pessoas só enxergam o problema. Ser criativo está ligado diretamente com a nossa imaginação, muito presente quando somos crianças e que infelizmente perdemos ao longo da vida.
Pessoas que conseguem manter a habilidade criativa ativa durante a vida adulta, possuem grandes chances de serem extremamente bem sucedidos, como por exemplo: Steve Jobs, Albert Einstein, Thomas Edison, Bill Gates, etc...
Um excelente profissional possui inteligência criativa e sabe aplicá-la em seu ambiente de trabalho, costuma ser proativo e buscar soluções inovadoras para os desafios da profissão, resolvendo possíveis problemas da empresa, e claro, otimizando resultados.
Por isso, cabe lembrar que ser criativo e ter criatividade no trabalho é uma vantagem competitiva em qualquer área de atuação, independente do setor que atue ou da profissão que exerça, inovar é o que diferencia você dos demais.
A criatividade não é um dom ou algo que nasce divinamente com uma pessoa, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e com muita prática, pode ser aplicada no ambiente profissional.
Para ajudar a estimular a sua criatividade no trabalho e alcançar uma promoção de cargo, que tal começar a exercitar sua imaginação?
Pois bem, separamos abaixo um guia completo, com dicas infalíveis que irão contribuir para o seu desenvolvimento, buscando soluções fora da caixa..
Confira!
Uma pessoa criativa busca sempre informações variadas, por isso, a primeira ação que você precisa fazer para ser um profissional criativo é consumir conteúdos de fontes distintas. Dessa maneira seu conhecimento será horizontalizado, aumentando seu repertório.
Mas, como você pode fazer isso? Bom, para começar, que tal praticar a leitura? Alguns temas variados podem ajudar com isso, livros de fantasia são excelentes para exercitar a imaginação!
Além disso, assistir filmes de categorias que não costuma assistir ou até debater ideias com pessoas que pensam diferente de você, também pode ser um bom passo para começar a trabalhar a mente e pensar fora da caixa.
Parece algo simples, mas mudar caminhos que está acostumado a fazer contribui para que seu cérebro crie novas conexões, saindo da zona de conforto.
Praticar atividades artísticas também são ótimas maneiras de desbloquear sua imaginação, então que tal aprender: Pintar, dançar, aprender um novo instrumento musical (faça curso de violão, guitarra, bateria, ou baixo) ou aprender a falar inglês?
Todos eles podem ser uma excelente alternativa para exercitar a criatividade.
Como sabemos, diante de um desafio, temos o hábito de buscar a solução óbvia, ou seja, aquela que qualquer pessoa escolheria.
Porém, pessoas criativas são curiosas, questionadoras, ousadas e sempre pensam em diferentes possibilidades para um mesmo problema.
Então, descarte a primeira ideia e pense fora da caixa.
Muitas vezes, o medo de errar limita o processo criativo, afinal de contas, desde pequenos aprendemos que errar é algo ruim.
Mas, nesse ponto, é preciso compreender que, mesmo que algo não saia perfeito na primeira tentativa, é possível aprender e melhorar sempre.
Errar nos permite identificar a melhor solução ou estratégia para determinados problemas e objetivos. Testar, otimizar e tentar novamente permite aprender mais e buscar sempre o melhor resultado.
Então, arrisque-se e não tenha medo de errar.
Como sabemos, uma inspiração pode surgir quando você menos espera, não é mesmo? Por isso, carregar um caderninho na mochila ou ter um aplicativo de notas no celular pode ser interessante.
Por mais simples ou boba que sua ideia pareça, procure anotá-la imediatamente, isso motivará a sua mente a ter pensamentos criativos cada vez mais frequentes.
A organização também é a chave para a criatividade no trabalho. Aqui na Virturi separamos um conteúdo completo, vale a pena conferir.
Lembra que falamos no tópico anterior sobre como é importante sair da zona de conforto para despertar uma mente criativa?
Pois bem, após ter se arriscado mais e ter anotado todas as suas ideias mirabolantes, tente experimentá-las e colocá-las em prática.
E para te ajudar com isso, separamos um tópico com técnicas exclusivas que podem potencializar ainda mais sua criatividade no trabalho.
É comum no universo corporativo que líderes submetam dinâmicas e técnicas para desenvolver a criatividade no trabalho.
Se na sua empresa não tem nenhuma delas, que tal a proposta partir de você? Eu aposto que isso vai te ajudar a ser mais criativo e ainda, te ajudar numa promoção.
Confira agora, as 5 técnicas mais famosas.
Essa é uma dinâmica em equipe que forja um senso de criatividade dos funcionários. Para isso, basta apresentar um problema da empresa e todos podem dar palpites de solução inovadoras livremente, sem nenhuma censura e/ou restrição.
Todas as ideias são debatidas, o que estimula a mente dos envolvidos e como consequência, encontram uma solução real para o problema exposto.
Vale muito a pena colocar em prática!
Para complementar, escrevemos um artigo completo de como trabalhar em equipe, vale a pena conferir.
Semelhante à dinâmica anterior, mas sem discussão. Onde, após a apresentação da questão chave, os participantes anotam suas ideias em um papel e passam para os outros participantes. Essa dinâmica permite que as pessoas seguintes contribuam para refinar e melhorar a ideia inicial.
Esta técnica é muito utilizada também nas escolas. O mapa consiste em montar um diagrama para pensar o problema central. Funciona como uma árvore de palavras, onde cada galho terá um termo ou uma pequena frase responsável por marcar a etapa que se encontra durante a busca pelo resultado do problema apresentado.
A representação visual nos ajuda a ter novas ideias, memorizar e aprender. O mapa mental pode ser aplicado em qualquer situação que exista a necessidade de ir mais a fundo em caso de problemas mais complexos.
Neste exercício somos expostos às associações/comparações entre conceitos que em um primeiro momento parecem não ter correlação alguma.
Dessa maneira, ele nos ajuda a olhar qualquer palavra ou objeto por uma perspectiva diferente da usual e assim, estimulamos nossa mente a ser mais imaginativa.
Por fim, temos a técnica de descontinuidade, você pode aplicá-la em qualquer momento do seu dia, preferencialmente no ambiente de trabalho.
Aqui, tratamos apenas de fugir das escolhas automáticas que fazemos todos os dias, e aplicar essa técnica é muito fácil, e você pode começar: mudando a rota que faz quando vai trabalhar, escolhendo uma roupa que não está habituado a usar ou até sentar no lado do sofá que não costuma sentar, entre outros exemplos.
Essa quebra de padrões faz com que seu cérebro saia da zona de conforto e crie novas conexões neurais, permitindo que você aumente sua capacidade de imaginação e ideias, conforme já vimos anteriormente.
Todas essas técnicas ajudam a estimular a inovação e a criatividade no trabalho, mas também podem ser usadas fora dele, no ambiente familiar e pessoal, por exemplo.
Então, agora que você já tem um guia completo sobre como desenvolver a habilidade da criatividade no trabalho, que tal colocar em prática?
Teste, seja pró-ativo e veja seus objetivos mais próximos do que você imagina.
Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.