X
Fale conosco

Rompendo as barreiras do conhecimento.

Empreendedorismo

O que são produtos digitais? Conceitos, exemplos e dicas para criar o Seu.

Entender o que são produtos digitais é o que milhares de aspirantes a empreendedor afiliado digital  buscam diariamente, visto que esse novo formato de produto e ao mesmo tempo ensino, ganhou força durante a pandemia. 


Você provavelmente já consumiu este produto e nem se deu conta disso, podemos dizer, sem medo de errar, que isso acontece com mais frequência do que se imagina. 


Pois bem, neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, incluindo alguns exemplos e dicas para você criar o seu.


Ao final do artigo, você terá toda a base necessária para desenvolver o seu produto digital, e assim, fazer uma renda extra por meio desse modelo de negócio que tem revolucionado a maneira de empreender. E quem sabe, a renda extra se torna sua principal fonte de receita. 


Então, vamos ao assunto? Você vai adorar saber. Confira!

O que são produtos digitais?

Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais ou conteúdos, geralmente educativos, criados para serem distribuídos e consumidos de maneira digital.


Devido sua escalabilidade, esse formato de produto se tornaram verdadeiras fontes de crescimento financeiro. Esses produtos dispensam estoques, estabelecimento físico ou uma equipe muito grande para gerenciar.


O fato dos infoprodutos estarem relacionados à educação, eles precisam agregar valor para quem os consome, seja de maneira gratuita ou paga, o produto digital que está sendo oferecido precisa causar uma transformação na vida das pessoas.


Agora que já introduzimos o assunto, que tal conhecer alguns exemplos de produtos digitais? Mais detalhes, no tópico abaixo!


Exemplos de o que são produtos digitais

Como vimos, os infoprodutos são conteúdos criados para serem consumidos de maneira digital. Para que você entenda melhor o conceito de produtos digitais, listamos os mais comuns encontrados na internet: 


  • Cursos online;
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Videocast;
  • Audiobooks;
  • Webinars;
  • Mentoria ou consultoria online;
  • Infográficos;
  • Masterclass;
  • Etc…

São diversos exemplos de produtos digitais que podem ser produzidos e comercializados, sem precisar de um investimento alto. 

Cursos online

Os cursos online são uma forma de aprendizado à distância, em que os alunos podem se inscrever e estudar a partir de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet, este é um exemplo de produto digital mais comum. 


Os cursos online geralmente são ministrados por professores ou especialistas no assunto, e podem incluir vídeo aulas, exercícios, fóruns de discussão e avaliações. 


Alguns cursos EAD também oferecem certificados ao final da realização de todas as aulas. Eles são uma ótima opção para pessoas que buscam flexibilidade e comodidade no aprendizado, e existem opções de cursos gratuitos e pagos.


E-books

E-books são livros digitais que podem ser lidos em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. Eles geralmente são vendidos em formatos específicos, como PDF ou ePub, e podem ser lidos usando aplicativos específicos, como o Adobe Reader ou Kindle.


Os e-books têm várias vantagens sobre os livros impressos, como o armazenamento em dispositivos menores, o acesso instantâneo ao conteúdo e a possibilidade de serem lidos em diferentes tamanhos de fonte e contraste. 

Alguns e-books também incluem recursos adicionais, como vídeos, áudios, links e ilustrações interativas. Eles são uma boa opção para pessoas que procuram praticidade e conveniência na leitura.


Podcasts

Outro exemplo muito clássico de produto digital. Podcasts são programas de áudio que podem ser baixados ou transmitidos na internet. Eles geralmente são criados por indivíduos ou organizações e podem abranger uma variedade de assuntos, como notícias, entretenimento, tecnologia, negócios, educação e muito mais.


Alguns podcasts também incluem vídeos ( são conhecidos como Videocast, vamos dar mais detalhes logo abaixo). Os ouvintes podem assinar um podcast para receber novos episódios automaticamente e geralmente podem deixar comentários ou interagir com o criador do podcast.


Eles são uma ótima opção para pessoas que procuram conteúdo de qualidade sobre assuntos específicos e desejam ouvir enquanto realizam outras tarefas, como dirigir, cozinhar, caminhar, entre outras.


Depois ouça os podcasts da Virturi, irão contribuir ainda mais para seu desenvolvimento.


Videocast

Videocast é um termo semelhante ao Podcast, mas se refere a programas de vídeo, ao invés de áudio. Eles são geralmente criados por indivíduos ou organizações e assim como os podcasts, os Vídeocasts podem abranger uma variedade de temas, como notícias, entretenimento, tecnologia, educação, entre outros. 


Os videocasts geralmente são disponibilizados como episódios regulares e podem ser baixados ou assistidos online. Alguns videocasts também incluem áudio.


Os espectadores podem se inscrever em um videocast para receber novos episódios automaticamente e geralmente podem deixar comentários ou interagir com o criador do videocast. Eles são uma boa opção para pessoas que preferem aprender através de vídeo e desejam ver demonstrações, tutoriais e outras formas de ensino visual.


Audiobooks

Audiobooks são livros narrados em áudio, geralmente por atores profissionais ou narradores. Eles podem ser baixados ou transmitidos na internet e podem ser ouvidos em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. 


Os Audiobooks são uma boa opção para pessoas que gostam de ouvir histórias, mas não têm tempo ou habilidade para ler livros impressos, como pessoas cegas ou com dificuldade de leitura, viajantes, pessoas que passam muito tempo dirigindo ou fazendo tarefas domésticas. 


Eles também são uma opção para pessoas que querem ouvir uma história enquanto fazem outras tarefas. Há uma variedade de aplicativos e serviços de streaming que oferecem acesso a uma grande seleção de audiobooks, tanto gratuitos como pagos.


Devido a correria do dia a dia, as pessoas preferem conteúdos que possam ser consumidos enquanto elas realizam outras tarefas, por isso, os audiobooks tem se popularizado, isso mostra um grande potencial para um negócio online.

Webinars

Webinars são seminários ou palestras realizadas online, geralmente ao vivo. Eles são ministrados por especialistas em um assunto específico e podem ser assistidos por participantes de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. 


Os webinars geralmente incluem apresentações de slides, vídeos e demonstrações, e podem incluir recursos interativos, como perguntas e respostas, bate-papo e enquete. 


Eles são uma ótima opção para pessoas que procuram aprender sobre um assunto específico de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de se deslocar.


Além disso, alguns webinars também oferecem certificados ao final da palestra, além disso, existem opções de webinars gratuitos e pagos.


Mentoria ou consultoria online

Mentoria é um processo em que uma pessoa experiente (mentor) oferece orientação e apoio a outra pessoa em sua área de interesse ou carreira. A mentoria online é a mesma coisa, mas realizada através de meios digitais, como videoconferência, telefone ou e-mail.

Já a consultoria é um processo no qual um especialista fornece orientação e soluções para um indivíduo ou empresa em uma área específica. A consultoria online é a mesma coisa, mas realizada através de meios digitais.


Ambas, mentoria e consultoria online, são úteis para pessoas e empresas que procuram orientação e apoio especializado, mas não podem ou não desejam se encontrar presencialmente. Atualmente é outro exemplo de produto digital que ficou muito popular depois da Pandemia da Covid-19.


Infográficos

Os infográficos são representações visuais de informações e dados. Eles combinam imagens, gráficos e textos para tornar informações complexas mais fáceis de entender e se lembrar. Eles são frequentemente usados ​​em campanhas publicitárias, relatórios de negócios, artigos de jornais e revistas, e em muitos outros lugares onde é necessário transmitir informações de maneira clara e eficaz.


Os infográficos podem incluir gráficos de barras, linhas, pizza, mapas, fluxogramas, entre outros. Além disso, eles podem ser criados em diferentes formatos, como imagens estáticas, animação e interativos.


Os infográficos são uma ferramenta poderosa para a comunicação de dados, pois eles ajudam a tornar as informações mais acessíveis e fáceis de compreender. Eles também podem ser compartilhados facilmente através de redes sociais e outras plataformas digitais, aumentando a sua disseminação.


Agora você sabe o que são produtos digitais e teve acesso a diversos exemplos, chegou a hora de você entender os motivos que fazem esses infoprodutos estarem tão em alta nos dias atuais.

Curso para empreender na internet:

Formula Negócio Online


Por que vender ou trabalhar com produtos digitais?

Agora que você já aprendeu o que são produtos digitais e conheceu os principais, neste tópico vamos apresentar alguns motivos que tornam os infoprodutos uma excelente opção para quem deseja começar um negócio altamente lucrativo. 


O primeiro motivo e talvez o mais óbvio, mas que vale a pena destacar, é a evolução da tecnologia e a popularização da internet no mundo todo, e em especial no Brasil. Com a facilidade das pessoas em ter acesso à informação, produzir e comercializar produtos digitais é uma excelente chance de alcançar a independência financeira. Afinal, a todo instante existem pessoas buscando aprender algo.


Por isso, existem empresas construindo seu posicionamento comercial em torno de infoprodutos e isso ocorre porque eles possuem mais facilidade de produção, lançamento e distribuição com a venda online.


Além disso, existem outros benefícios para desenvolver um infoproduto e focar em sua comercialização, principalmente se você deseja abrir uma empresa ou produzir conteúdos de valor para seus clientes.


Renda extra

Já imaginou ganhar muito dinheiro enquanto tira uma sonequinha? Os produtos digitais são excelentes para isso. Seguindo boas estratégias de comercialização, a venda dos seus infoprodutos pode acontecer de maneira natural, sem precisar estar ligado em seu negócio 24h por dia. Ganhar dinheiro dormindo, é uma realidade. 


Mas vale destacar que para isso acontecer é fundamental que você estude e aplique as principais estratégias de Marketing Digital do mercado e que seja ético quanto às suas promessas e entregas.


Baixo custo inicial

O baixo investimento para desenvolver um produto digital é a principal diferença quando comparamos com os produtos físicos. Basta ter um conhecimento aprofundado em determinado assunto e produzir o material em cima do tema.


Não é preciso ter estoque, se preocupar com a logística, ter uma equipe grande, nem nada que envolva gastos exorbitantes de dinheiro para começar o seu negócio.


Neste caso, talvez o único investimento que você possa ter é no desenvolvimento de um site e o design do seu material focado na identidade visual da sua marca.


Vale realçar que é totalmente possível trabalhar com co-produção, onde uma pessoa desenvolve o conteúdo e a outra a identidade visual e as estratégias de vendas, reduzindo ainda mais os custos operacionais que possam surgir.


Automação

Outro benefício que os produtos digitais apresentam, é a viabilidade de automatizar o processo de vendas com mais efetividade do que os produtos físicos.


Em vez de atender a pedidos por conta própria ou contratar outras pessoas, você pode simplesmente contratar ferramentas de automação como, RD Station, Hubspot, MailChimp ou Activecampaign, para realizar essa tarefa.


Outra vantagem que a automação pode oferecer está relacionada ao tempo de espera dos seus potenciais clientes, o que de fato, é um grande benefício nos dias de hoje.


Maior flexibilidade

Outra vantagem que complementa este tópico, é que os produtos digitais são mais flexíveis quanto a correções, mudanças ou atualizações se comparamos com os produtos físicos.


Isso porque, podemos modificá-los instantaneamente, afinal, os infoprodutos geralmente são hospedados em nuvem. Além disso, é muito mais fácil solucionar problemas e claro, há uma infinita gama de opções para monetizar este modelo de produto.


Tendência de mercado

Durante e mesmo após a pandemia, as pessoas têm preferido estudar no conforto de suas casas e até mesmo em horários que melhor se encaixem em suas rotinas. Por este e outros motivos que os produtos digitais estão em uma crescente exponencial


A preferência das pessoas por infoprodutos se mostra muito promissora para quem deseja ter um negócio altamente lucrativo. 


Vale destacar que empresas já estabelecidas, estão aderindo a esta maneira como os consumidores estão preferindo aprender, se mostrando uma excelente estratégia de marketing de relacionamento. 


Dessa forma, podemos afirmar que, a cada ano, a criação de infoprodutos está desbloqueando um novo potencial de crescimento para as empresas.


Mas, claro que ainda deve ser priorizada a qualidade, produzindo conteúdos relevantes e focando em uma boa divulgação para que seja gerado o desejo do seu público-alvo no produto digital.


Por isso, comece a estudar novas possibilidades e prepare o seu negócio para o futuro. Garantimos que você não vai se arrepender!


Dicas para começar a vender produtos digitais 

Agora que você sabe tudo sobre o que são produtos digitais, conheceu os principais benefícios desse modelo de negócio e como podem ser aplicadas em ações de relacionamento com clientes, você vai ver agora algumas dicas para monetizar seu infoproduto, afinal, para que deseja abrir um negócio online é fundamental aprender a vendê-lo.

Siga as dicas e veja seu negócio decolar!


  1. Realize uma pesquisa de mercado: Por meio dessa pesquisa, identifique e liste as principais dores que as pessoas possuem e ainda não existe uma solução. Lembre-se, você precisa entender a fundo sobre o tema que escolher.
  2. Defina um formato: A princípio é fundamental que você foque em apenas um formato de infoproduto, dessa maneira suas ações serão mais assertivas.
  3. Defina o público e a persona: Fundamental para manter uma comunicação de marketing mais pessoal e focada no indivíduo;
  4. Escolha a plataforma de hospedagem: Pesquise com calma qual a melhor plataforma para hospedar seu curso, existem diversas no mercado e as principais são: Hotmart, Monetizze, Eduzz;
  5. Crie o produto: Feito a pesquisa de mercado, listado as principais as dores e identificado o perfil de potenciais clientes, chegou a hora de desenvolver seu produto digital;
  6. Faça um plano de vendas e divulgação.

Para que tudo dê certo, é fundamental trabalhar muito bem as estratégias de Marketing Digital para fortalecimento da marca e claro, garantir cada vez mais acessos ao seu  produto.

Conclusão

Os produtos digitais oferecem vários benefícios e vantagens comerciais. Em primeiro lugar, eles são geralmente mais acessíveis para os clientes, pois podem ser comprados e baixados online, sem necessidade de envio físico. Além disso, esse formato de produtos geralmente têm custos de produção mais baixos, o que permite preços mais baratos para os clientes e margens de lucro mais elevadas para os vendedores.


Outra vantagem é a facilidade de atualização e manutenção dos produtos digitais, permitindo que os vendedores forneçam sempre a versão mais recente do produto aos clientes. Os infoprodutos são mais fáceis de copiar e distribuir, o que pode aumentar a exposição do produto e alcançar novos clientes.


Os produtos digitais também permitem aos vendedores coletar dados sobre os clientes e analisar o desempenho do produto, o que pode ser usado para melhorar o produto e a estratégia de marketing. Eles também podem ser integrados com outras ferramentas digitais, como plataformas de pagamento e de marketing automatizado, para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.


Em resumo, os produtos digitais oferecem benefícios e vantagens comerciais significativas, como acessibilidade, baixo custo, facilidade de atualização e manutenção, alcance global, coleta de dados e integração com outras ferramentas digitais. Eles são uma excelente opção para empresas de vários setores e tamanhos.

Agora você sabe tudo sobre o que são produtos digitais e está pronto para começar a produzir o seu!


Esperamos que você tenha gostado deste artigo, navegue em nosso blog e confira outros conteúdos como este.


Neste artigo completo você terá acesso a um verdadeiro guia sobre o que são produtos digitais, além de algumas dicas valiosas para desenvolver o seu.

O que São Produtos Digitais

14/11/2022

https://virturi.com.br/files/blog/desktop12_2106294553.jpg

https://virturi.com.br/blog/empreendedorismo/o-que-sao-produtos-digitais