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Qual a importância do marketing? Guia completo para empresários

Você sabe qual é a importância do marketing para seu negócio? Cada vez mais as pessoas estão conectadas a internet, e esta nova realidade fez com que muitas empresas se adaptassem ao mercado digital para que seu negócio continuasse crescendo. 


Se destacar é um desafio para muitas empresas, pois a competitividade do mercado é grande, afinal, a tela do dispositivo eletrônico é uma das principais vitrines para vendas e todo empresário no mundo já sabe disso, e para chamar a atenção do público com potencial de compra é preciso definir estratégias corretas.


É nessa hora que o marketing entra em ação, construindo boas estratégias para melhorar o posicionamento da sua marca no mundo online e offline, trabalhando o relacionamento e engajando os consumidores, além de gerar alternativas de receitas para aumentar ainda mais as vendas da sua empresa.


Continue lendo este artigo, pois iremos trazer tudo o que você precisa saber para que seu negócio cresça e se destaque cada vez mais. 


O que é marketing?

Para entender melhor sobre este conceito, é preciso conhecer um pouco sobre sua história.


O marketing surgiu por meio de vendas e trocas desde o tempo das feiras feudais, onde os comerciantes precisavam gerar valor em seus produtos para continuarem ativos no mercado. Desde então, o marketing se faz presente no meio dos negócios.


A função do marketing é gerar valor competitivo, criando base duradoura para uma organização. Sendo conhecido como uma área de estudo que tem junção com diversos setores da ciência, estudando sobre o comportamento humano, tentando entender o que nos move, quais nossos desejos e sonhos. Dessa maneira desenvolvem soluções que buscam nos satisfazer, o que nós como consumidores, queremos.


Podemos dizer que o marketing é um conjunto de processos e atividades utilizada para criar, comunicar e distribuir ofertas que geram valor para as pessoas. Não existe um limite para o resultado que o marketing estratégico pode gerar para uma empresa no processo de explorar e desenvolver um produto/serviço que entregue valor para o mercado atendendo todas suas necessidades.


O marketing tem como objetivo criar valor e impactar o público certo com uma comunicação persuasiva. Principalmente nos dias de hoje, onde a transformação digital passou a ocupar o espaço central na internet, e por este motivo, surgiu o marketing digital com suas ferramentas próprias executando estratégias na internet e promovendo empresas, produtos, serviços, etc.


Qual a importância do marketing para o negócio?

Como dito anteriormente, o marketing tem como objetivo gerar valor para o negócio, diferenciando-o no meio dos concorrentes. Ele é fundamental para qualquer empresa, seja pequeno, médio ou grande porte de qualquer segmento.


Vale ressaltar que grandes negócios só conquistaram o sucesso por meio do marketing estratégico. As empresas que dominam esta ferramenta, conseguem antecipar as novidades de mercado, sabem se posicionar, geram valor para seus clientes e consequentemente aumentam sua lucratividade.


É preciso ter em mente que o marketing não é apenas divulgação de produtos/serviços, pois ele engloba uma série de conceitos, estratégias, definições de canais e metodologias que sofreram mudanças ao passar dos anos para se adaptar às diversas transformações, especialmente, as sociais.


Mas qual a importância do marketing para seu negócio? 


  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Auxilia na construção da marca;
  • Ajuda no Impulsionamento das vendas;
  • Melhora a tomada de decisão;
  • Destaca seu negócio no meio da concorrência;
  • Diversifica Receitas.

E iremos explicar com mais detalhes a seguir.


Melhora o relacionamento com os clientes

Esse processo é essencial para a fidelização do cliente.


Melhorar o relacionamento do cliente com a empresa gera uma sensação de pertencimento, sendo considerado uma das estratégias mais importantes dentro das empresas.


O bom relacionamento é a chave para um negócio de sucesso. Afinal, um relacionamento saudável gera mais confiança e quando o consumidor confia em sua marca a chance dele se tornar um cliente fiel, é grande.


Por isso, é fundamental investir em conteúdos de valor com objetivo de gerar conexão com o cliente. Fazendo com que os consumidores disponibilizem suas informações, proporcionando mais confiança para seu negócio.


E por meio desses consentimentos você pode disponibilizar soluções que melhorem a experiência do seu consumidor, compartilhando conteúdos, oferecendo bônus, realizando um excelente pós venda.


Auxilia na construção da marca

Para que sua empresa conquiste uma marca forte que se destaque no mercado, é imprescindível investir no marketing estratégico, ele auxilia não só no crescimento do seu negócio, mas em sua reputação de mercado.


Nesse processo está inserido a construção do valor da sua empresa, trabalhando ações, como:


  • Comunicação;
  • Desenvolvimento do branding;
  • Marketing de conteúdo (textos,vídeos,ebooks,posts em rede sociais);
  • Entre outros.

Aumentando a percepção de valor das pessoas na sua marca.


Com esta estratégia é possível fazer o público sentir-se orgulhoso de consumir seus produtos/serviços, aumentando os resultados de maneira significativa e lucrativa.


Ajuda no Impulsionamento das vendas

O marketing exerce uma função diferenciada dentro de uma organização, quando comparamos com o setor comercial, é possível notar as diferenças entre esses departamentos.


O setor comercial é  responsável por realizar a oferta para os clientes que já estão buscando pelo produto, em algumas empresas o setor comercial realiza uma prospecção ativa, indo atrás dos potenciais clientes. 


O grande problema dessa ação é que o comercial espera o cliente chegar até a empresa, e quando vai até o cliente a taxa de sucesso é menor, pelo simples fato de que o potencial cliente não estava em busca do que o comercial está tentando vender, sendo invadido e inconveniente.


A função do marketing é gerar necessidade e atrair o máximo de pessoas interessadas no produto, dessa maneira o marketing estuda, analisa e propõe ações que despertam interesse do potencial cliente no produto/serviço que a empresa tem a oferecer. 


Logo, as ações do marketing faz com que as pessoas busquem a empresa, potencializando os esforços do setor comercial em realizar as vendas, sendo muito mais fácil e assertivo, demandando menos esforço da equipe e aumentando a taxa de sucesso nas vendas.


Melhora a tomada de decisão 

O erro primário que qualquer empresário pode cometer é tomar alguma decisão baseada na sua percepção. Em um mundo totalmente conectado ignorar ferramentas que gerem dados de comportamentos e tendências é estar fadado ao fracasso. 


Nesse sentido, o marketing auxilia as empresas a tomarem decisões importantes quanto às ações relacionadas a comercialização do produto/serviço, por exemplo. Ferramentas e mecanismos de marketing se tornam importantes para o conhecimento do público-alvo, além de otimizar e refinar a persona da organização.


As redes sociais, são excelentes ferramentas para gerar insights para a empresa. Realizar enquetes, pesquisas ou até mesmo o formulário do Google, pode contribuir para a geração de informações que contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva.


Outra ferramenta é o sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) que a empresa possui, sendo possível desenvolver métricas específicas para análise da evolução de cada venda, lucro e eficiência das campanhas da empresa. 


Desde modo as tomadas de decisões serão realizadas por meio de fatos concretos, diminuindo as chances de erros e do uso do recursos incorretos na aplicação de cada campanha.


Destaca seu negócio no meio da concorrência

No mercado é difícil encontrar algum segmento que não tenha competição, existem várias empresas disputando pela atenção do mesmo público. Diante desse cenário, a importância do marketing estratégico para sua empresa é aumentada significativamente, pois sua função é auxiliar as empresas a encontrar pontos de alavanca que destaquem sua marca dos demais.


Em um mercado mais competitivo o uso de estratégias mais persuasivas se faz necessário para ganhar destaque e atrair potenciais compradores. Baixar preços, dar descontos irresistíveis, aumentar as parcelas de um produto ou até mesmo adicionar uma nova forma de pagamento, podem contribuir para que sua empresa ganhe destaque.


Não deixe de analisar sua concorrência e aprender mais sobre sua audiência, assim sempre estará um passo à frente.


Analisando friamente os dados que suas campanhas geraram, como foi a interação da persona com peças publicitárias e quais ações seu concorrente está realizando, você aprenderá de maneira detalhada como o seu segmento está se comportando, podendo definir ações que irão agradar seus clientes.


Diversifica Receitas

Toda empresa que está em seus primeiros anos de vida, possui uma limitação de produtos, dados e conhecimento de público-alvo. Trabalhar sem informações compromete algumas decisões, sejam elas comerciais ou de negócio.


A experiência e anos de mercado contribuem para que a organização tenha maturidade para assumir mais riscos, aumentar sua receita e conhecer melhor seu público. Dados é a nova moeda da idade moderna, logo, possuir informações de toda jornada do seu consumidor, demanda de mercado e tendências de tecnologia, por exemplo, permite que a empresa desenvolva novas soluções que tenham aderência do público, diversificando receitas e abrindo para novos segmentos.


A diversificação de receitas, ou seja, criação de novos produtos e atração de novos públicos, permite que a empresa esteja sempre evoluindo, se antecipando a mudanças que são responsáveis por fechar milhares de organizações todos os anos.


Dá para compreender qual a importância do marketing  no mundo corporativo, aumentando a inteligência nas tomadas de decisão do seu negócio, prevendo e propondo ações que estejam alinhadas ao objetivo da empresa. 


Otimizando estratégias de marketing para seu negócio

Otimizar estratégias de marketing é fundamental para sua empresa alcançar resultados positivos.


Possuir fontes de dados de qualidade e interpretá-los corretamente é o passo principal para tomadas de decisões, responsáveis por diferenciar sua empresa dos concorrentes.


Definir métricas adequadas e acompanhar o desempenho auxilia na descoberta sobre quais pontos precisam ser trabalhados e melhorados. Afinal, as métricas vão apontar se realmente suas estratégias estão dando o resultado esperado, este processo faz toda diferença.


Por isso, é importante definir quais são os KPIs da sua empresa. Os KPIs são os principais indicadores de resultado de suas ações, são extremamente relevantes para a mensuração do desempenho das técnicas e processos de gestão do negócio, ele auxiliará a análise da persona e estratégias.


Agora que você entendeu sobre qual a importância do marketing para seu negócio e como é crucial ter boas estratégias para alcançar seus resultados, é relevante você conhecer sobre a importância do marketing pessoal. E é sobre este assunto que iremos falar a seguir.


O que é Marketing pessoal? 

O  marketing pessoal é uma estratégia utilizada para promover uma pessoa, diferente do produto ou empresa, esta ferramenta fortalece a imagem do profissional, atraindo maior atenção e influência das pessoas ao seu redor que o enxerga como referência.


Esta estratégia explora características como habilidades, experiências e capacidade de networking e promoção de atuação nos novos canais, como a internet.


A ferramenta mais utilizada no marketing pessoal envolve a criação de conteúdos principalmente nas redes sociais, participação em publicações de currículos e portfólio online.


Vale ressaltar que não se trata em ganhar apenas visibilidade , mas em construir uma imagem relevante de autoridade.


Qual a vantagem de um bom marketing pessoal?

Uma das grandes vantagens de realizar um trabalho de marketing pessoal é o aumento na percepção de valor que as pessoas terão de você. Dessa maneira, o marketing pessoal é responsável por tornar, você como indivíduo, mais interessante para as outras pessoas.


A consequência de ser mais interessante é o reconhecimento e visibilidade que espera, alcançando resultados significativos para sua carreira, aumentando o preço do seu trabalho conforme a transformação que as pessoas enxergam. 


Outro fator importante é a autoridade, construir uma imagem de autoridade faz com que você se torne um profissional de respeito e referência para os demais. Assim você cativará seus clientes e melhorará seu relacionamento profissional.


Quando você constrói uma reputação para si mesmo automaticamente acaba gerando confiança em seus clientes, e o marketing pessoal disponibiliza os recursos necessários para a construção de relacionamento e confiança com seu público alvo.


Abaixo listamos algumas dicas para você fortalecer e trabalhar ainda mais esse aspecto:


  • Tenha objetividade em tudo o que faz;
  • Pratique autoconhecimento;
  • Faça cursos, qualifica-se;
  • Tenha cuidados com a imagem pessoal;
  • Saiba o que não compartilhar em suas redes sociais;
  • Vá em eventos e participe de atividades da sua área;
  • Crie conteúdos de valor.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu tudo sobre qual a importância do marketing para seu negócio e como estratégias adequadas  são essenciais para a conquista de bons resultados. 


Vale ressaltar que você só aproveitará ao máximo os benefícios do marketing em seu negócio se antes fizer um planejamento das ações para colocar em prática. Seguindo todas essas dicas certamente garantirá fidelização dos seus clientes. 


Além, é claro, do marketing pessoal, que quando trabalhando corretamente contribui para que as pessoas confiem mais em seu trabalho, gerando novas oportunidades comerciais.


Coloque em prática e invista no marketing, pois colocando as estratégias em dia os resultados esperados apareceram em pouco tempo.


Para mais conteúdos relevantes,acesse nosso blog.

É a função do empresário saber qual a importância do marketing e quais impactos esse conceito causa na receita mensal do negócio quando deixado de lado.

Qual a importância do marketing

27/11/2022

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